Setembro Verde: SET e IDT promovem Dia D da Inclusão de Pessoas com Deficiência

1 de outubro de 2025 - 12:10 # # # #

Encerrando o mês dedicado à pessoa com deficiência, o governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e IDT/Sine, realizou nesta terça-feira (30), o Dia D da Inclusão, com a oferta de mais de 500 vagas de emprego para PcDs.

A inciativa acontece em alusão ao Setembro Verde, uma campanha dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da acessibilidade e inclusão e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é celebrado no dia 21 do mês.

Durante todo o dia, as unidades do IDT Centro, Juazeiro do Norte e Sobral, se empenharam em oferecer um atendimento especial para PcDs, com recebimentos de currículos, entrevistas, encaminhamento para oportunidades, orientação profissional e os demais serviços do órgão, como, seguro-desemprego, orientação para aquisição de microcrédito e, em Fortaleza, a confecção do cartão VaiVem.

“Nós estamos fechando o calendário do setembro verde, que é o mês de comemoração de luta em defesa da pessoa com deficiência, e esse mutirão que nós estamos realizando hoje oferecendo 500 vagas de emprego, é para dar oportunidade para esse trabalhador naquilo que a gente considera fundamental, que é um trabalho”, explica o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Para Viana, é importante mobilizar as empresas e reconhecer que as pessoas com deficiência tem a mesma capacidade de produção e de contribuir que qualquer outro trabalhador. “Esse feirão vem para mobilizar as empresas e os trabalhadores em todo o território cearense, a nossa expectativa é gerar cada vez mais oportunidade. Só em 2024, nós colocamos no mercado do trabalho 952 PcDs e com esse mutirão e outras ações que nós fizemos, a nossa expectativa é superar essa meta no ano de 2025”, conclui.

Empresas como a Sapataria Nova, Supermercado Lagoa, HapVida, MRH, Construtora Platô, M Dias Branco, Almaviva, Serval, Anali Supermercados, Ari de Sá, Mini Kalzone, Mini Mateus, Fresenius, Grendene, entre outras, compareceram ao evento, consolidando a oferta de vagas afirmativas para a inserção social e produtiva de pessoas com deficiência. A técnica de Recrutamento e Seleção da M Dias Branco, Ana Raquel de Sousa, destaca que está no DNA da empresa promover e diversidade e somar com a comunidade onde atua: “Participar de um evento de ofertas de vagas afirmativas é de grande importância para nós, de certa forma, não só por uma questão de cumprir uma cota, mas também para dar oportunidade, e isso faz parte dos valores e da identidade da companhia”, conclui.

O presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo celebra o evento destacando o compromisso histórico do órgão com a superação dos desafios da pessoa com deficiência, por meio da geração de renda e autonomia financeira: “O Dia D da Inclusão só reforça o compromisso do IDT/Sine em construir oportunidades reais, respeito e igualdade para as pessoas com deficiência. Sabemos que ainda há muitos passos a dar, mas vamos seguir ampliando as parcerias e construindo práticas inclusivas que gerem emprego, autonomia e cidadania”.

“Não podemos nos sentir inúteis”

Sem emprego desde 2023, o auxiliar de marketing José Carneiro Lima segue confiante em busca de uma nova colocação no mercado. “Este evento é muito bacana e eu quero muito sair daqui hoje com uma expectativa maior de trabalho, porque eu sou o provedor de casa” Carneiro tem uma alteração funcional congênita nos membros superiores, contudo, a deficiência jamais o impediu de subir por sete vezes ao podium, consagrado campeão em natação paraolímpica. Indagado sobre as dificuldades que enfrenta em seu cotidiano e principalmente no acesso ao mercado de trabalho, ele relata, sem perder o otimismo, que já viveu situações desafiadoras: “É difícil porque quando a empresa olha para mim ela vê incapacidade pelo fato de não ver as minhas mãos. Então é desafiador para nós que somos PCD, principalmente pra mim, que tenho uma deficiência nítida, mas nós não podemos nos sentir inúteis. A gente tem que fazer o nosso direito valer a pena, persistindo e buscando até dar certo”, assegura.