SET alcança 1º lugar em ranking estadual de qualidade da informação contábil, fiscal e financeira

18 de novembro de 2025 - 14:55 # # # # #

Ascom - SET - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil e Higo Halan - SET - Fotos

 

Com o objetivo de gerar sinergia entre as unidades gestoras do Estado do Ceará, para aperfeiçoar a qualidade da informação contábil, fiscal e financeira, a Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ), divulgou nesta quinta-feira (13), o resultado do Ranking de Conformidade da Informação Contábil, Fiscal e Financeira do Estado do Ceará (maio a agosto/2025), em que a Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), conquistou o primeiro lugar na categoria Secretarias e Órgãos Vinculados.

O ranking consiste no estabelecimento de critérios objetivos de avaliação da informação contábil, fiscal e financeira, ordenando as unidades gestoras por grau de conformidade, incentivando-as a melhorar a qualidade de seus controles dentro de uma concorrência saudável.

Essa ação, além de incentivar as unidades gestoras no encerramento dos documentos e relatórios, facilita o controle e o acompanhamento de todo o financeiro e contábil das mesmas, como também, melhorar a posição do Estado do Ceará no Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Diante disso, visando uma avaliação e comparação de unidades gestoras semelhantes entre si, o ranking foi dividido em, “Poderes e Órgãos Independentes”, “Secretarias e Órgãos Vinculados”, “Autarquias, Fundações e Estatais” e a categoria “Fundos”, que engloba os fundos públicos administrados pelos órgãos e entidades previstos nas categorias anteriores.

Além de conquistar o primeiro lugar no ranking da sua categoria, a SET teve seus fundos públicos em destaques na categoria, em primeiro lugar o Fundo Estadual do Trabalho e em terceiro lugar o Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará (FIMPC).

Segundo a coordenadora Administrativo-Financeira da Secretaria do Trabalho, Sheila Freire, o resultado demonstra que “esse desempenho é fruto do trabalho sério, comprometido e alinhado de toda a equipe”, ressaltando que cada servidor e servidora contribui diariamente para que a SET seja referência no Estado. Ainda de acordo com ela, o compromisso permanece firme, “seguindo juntos, mantendo a excelência e avançando ainda mais.”

Avaliação do ranking

As unidades gestoras são avaliadas levando em consideração a correção e o prazo de envio da documentação exigida no procedimento de encerramento mensal, por meio de pontuação, conforme cada categoria, por critérios, como, unidades gestoras que entregarem integralmente a documentação exigida no encerramento mensal dentro do prazo e sem inconformidades.

Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

O Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Ranking Siconfi) é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que avalia a consistência, a regularidade e a eficiência das informações financeiras e contábeis enviadas pelos governos estaduais e municipais por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A publicação checa a aderência às normas de contabilidade pública e o cumprimento de prazos, realizando cruzamentos entre o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anual (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).

Com base nessa análise técnica, o Tesouro classifica os entes da Federação em notas e percentuais, nos níveis municipal, estadual e entre capitais. O principal objetivo do ranking é incentivar a melhoria contínua da qualidade da informação contábil e fiscal, promovendo transparência, fortalecimento da gestão pública e maior confiabilidade dos dados utilizados na tomada de decisão governamental.