Mulheres e mercado de trabalho: SET e IDT promovem palestra sobre o tema
26 de março de 2025 - 15:02 #IDT/Sine #Mercado De Trabalho #Mulheres #Trabalho
Para celebrar o mês da Mulher, a Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) realizaram, nesta segunda-feira (24), um debate especial dedicado às suas colaboradoras, que aconteceu na sede dos órgãos, mas foi transmitido virtualmente para as trabalhadoras lotadas nas unidades de atendimento e para o público em geral.
Debateram sobre o tema “Desafios e Oportunidades para as Mulheres no Mercado de Trabalho” a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, e a secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes, com mediação da secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da SET, Ariana Falcão.
Do âmbito nacional, a representante do Ministério das Mulheres fez a exposição de programas e ações desenvolvidos pelo Governo Federal para a superação de desafios relacionados à equidade de gênero, como o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral, o Programa Asas para o Futuro, de qualificação profissional, e o Plano Nacional de Cuidados, por exemplo.
De acordo com Rosane, o foco está na construção de políticas concretas que construam um caminho para a igualdade entre mulheres e homens. “Para isso, o governo do presidente Lula tem construído um conjunto de políticas públicas para avançar na igualdade no mundo do trabalho, mas dialogando com governos estaduais e municipais, como é o caso aqui do Ceará, que também tem construído políticas nessa perspectiva. É assim que a gente vai avançando na igualdade e na democracia no nosso país”, observa.
Empreendedorismo para a autonomia financeira
No contexto da geração de oportunidades para as cearenses, a secretária Lia Gomes lembrou a importância do Programa Ceará Credi Mulher, que teve um incremento de 62 milhões de reais anunciado no último 8 de março.
“O governo do Estado está trabalhando fortemente pela independência e pela autonomia econômica das mulheres do Ceará. A gente sabe que um dos principais fatores para que as mulheres não consigam sair de relacionamentos violentos, abusivos, é a dependência econômica financeira”, pontuou a titular da SEM.
O programa de microcrédito orientado também foi destacado pela secretária executiva da SET, Ariana Falcão: “o Ceará Credi já emprestou mais de 220 milhões àqueles que querem empreender. Essa é mais uma das ações fortalecedoras das políticas das mulheres no nosso estado.”
IDT/Sine: mais de 51 mil mulheres empregadas desde 2023
Além do apoio à concessão do crédito, o IDT, instituição vinculada à SET, atua na intermediação de trabalhadoras para serviços autônomos e para o mercado de trabalho formal. Nesse sentido, de 2023 até o momento, o IDT/Sine intermediou a contratação de 51.264 mulheres em empresas parceiras, em diversas ocupações e setores.
Para o presidente do IDT, Raimundo Angelo, “momentos como o de hoje são importantes para que possamos pautar e nortear nossas ações e reflexões para um mercado de trabalho cada vez mais inclusivo. Já avançamos na participação das mulheres, mas ainda temos muito a conquistar”.