Serviços de trabalhadores autônomos podem facilitar o seu carnaval
24 de fevereiro de 2025 - 11:14 #IDT #Trabalhadores Autônomos
Guilherme Freire - SET - Foto
Que tal aproveitar o carnaval sem preocupações em relação aos afazeres domésticos? Com o serviço de intermediação de profissionais autônomos do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) você tem a possibilidade de curtir esses dias de descanso ou lazer com mais tranquilidade.
Isso porque o banco de profissionais cadastrados à instituição tem cerca de 2 mil profissionais, entre cozinheiros, faxineiros, baby sitters e diversas funções que vão além do serviço doméstico. Para quem planeja festejar a data, por exemplo, é possível contratar churrasqueiros, seguranças de eventos e garçons. E quem pretende customizar aquele abadá ou fantasia e se preparar para a folia, há também costureiros, esteticistas e manicures disponíveis para a demanda deste período.
Para todas as opções, o aplicativo Tem Trabalho é uma maneira simples e rápida de acessar os serviços. Em poucos cliques, a plataforma conecta trabalhadores e clientes, facilitando a contratação de profissionais com praticidade e mais segurança. O app está disponível para download gratuito pelo celular, nas lojas Android e iOS.
Apenas em 2024, o IDT contabilizou 20.018 serviços realizados pelos profissionais com cadastro ativo na instituição, contribuindo com a geração de ocupação e renda dos trabalhadores que atuam de forma independente. Em comparação a 2023, o número revela um crescimento de 9%. Quanto ao volume financeiro, as atividades autônomas realizadas ao longo do ano passado somam mais de 2,8 milhões de reais.
Como solicitar e como se cadastrar como autônomo
Para contratar um profissional, o público interessado pode utilizar o app Tem Trabalho ou entrar em contato com o IDT através do Whatsapp da instituição (2180.6210) e da Central de Atendimento ao Cliente no número (85) 3222.0340, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A tabela com os valores referenciais está disponível nesta página.
Já quem deseja atuar como profissional autônomo pode procurar as unidades de atendimento para fazer o seu cadastro e participar das oportunidades. O órgão promove um processo seletivo que inclui entrevistas e palestras informativas, onde são repassadas as informações sobre a atividade, direitos e responsabilidades.