Transparência e participação: SET apresenta relatório da Ouvidoria de 2024

12 de fevereiro de 2025 - 16:30 # #

Canal de contato direto entre governo e cidadãos, a Ouvidoria é o espaço onde a população pode expressar suas opiniões, demandar serviços, dar sugestões, sugerir melhorias, entre outras ações. Além de reforçar a interação com a sociedade, o setor contribui para aprimorar a comunicação e aumentar a transparência entre as instituições e o público.

A Ouvidoria da Secretaria do Trabalho divulgou nesta semana os resultados de suas ações, revelando um panorama detalhado das demandas e manifestações dos cidadãos, tendo como base os dados coletados na plataforma Ceará Transparente.

De acordo com o documento, em 2024, o órgão recebeu 69 manifestações. Destas, 12 foram invalidadas por não apresentarem conteúdo que pudesse ser tratado ou apurado e 12 não eram pertinentes ao poder executivo estadual, mesmo assim, foi orientado aos demandantes que reportassem a sua demanda aos órgãos detentores das informações.

O ano registra um acréscimo de 114,29% na procura pelo atendimento. Segundo a SET, o aumento deve-se ao fato de que em 2023 a Ouvidoria iniciou seu funcionamento no segundo semestre (agosto), enquanto que em 2024 funcionou durante todo o exercício.

Por tipologia, em 2024 o relatório aponta uma maior diversidade de pautas com relação ao exercício anterior, com 18 Solicitações; 13 Reclamações; 7 Denuncias; 5 Elogios; 2 Sugestões.

Meios de acesso

A internet foi o meio de entrada mais utilizado pela população (37,7%), em 2024, seguido do e-mail (24,44%). As demais demandas foram registradas pelos meios presencial, telefone, governo itinerante, google ferramentas e representam 37,77% do total geral.

Assuntos mais demandados

Quanto ao assunto mais demandado, em 2024, este foi ações de desenvolvimento do trabalho e qualificação profissional, perfazendo um percentual de 33,33% em relação aos demais assuntos registrados. Essas ações englobam tanto a solicitação/oportunidade de emprego (26,67%) como seguro-desemprego (4,44%) e a qualificação profissional do trabalhador (2,22%).

Para o secretário Vladyson Viana, as ações desenvolvidas pelas ouvidorias estão fundamentalmente ligadas à defesa dos direitos humanos e o respeito aos cidadãos. “Trabalhamos com o propósito de contribuir para a melhoria dos serviços públicos prestados e melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido, além de garantir transparência aos serviços, a Ouvidoria também oferece um ambiente efetivo onde a população pode se expressar e saber que as suas vozes podem realmente impactar mudanças”, explica.

Ouvidoria da SET é destaque

O Relatório destaca que a Ouvidoria foi classificada como um dos melhores canais entre o governo do Ceará e a população, a Ouvidoria da Secretaria do Trabalho alcançou o terceiro lugar na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias tipo 1 do estado, realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE, para o exercício de 2023.

 

A divulgação do relatório completo está disponível para consulta no site da Secretaria do Trabalho.