IV Conferência de Economia Popular e Solidária do Ceará ocorre em Itapipoca e Sobral

30 de julho de 2024 - 10:01 # # #

Dando continuidade aos encontros, a IV Conferência de Economia Popular e Solidária do Ceará tem agenda marcada para os municípios de Itapipoca e Sobral, nos dias 30 e 31 de julho, respectivamente. A iniciativa visa envolver os representantes do poder público, de empreendimentos econômicos solidários, e de entidades de apoio e fomento, como movimentos sociais e populares, sindicatos, dentre outros.

A ideia é que essas reuniões possam subsidiar a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária, por meio dos debates, da elaboração de propostas e da eleição de delegados e delegadas para a IV Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), que será realizada em abril de 2025, em Brasília.

Após as etapas dessa semana, que vão abranger a Região do Litoral Oeste/Vale do Curu (Itapipoca) e Região Norte/Ibiapaba (Sobral) haverá ainda outros cinco encontros territoriais com o objetivo de promover uma análise sobre a realidade e as políticas locais referentes ao tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação.” Os próximos destinos das plenárias, serão divulgados em breve.

Barbalha recepcionou primeira etapa

Realizada em Barbalha, no dia 18, a primeira etapa da IV Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária da Região do Cariri contou com a presença de 116 pessoas credenciadas e uma delegação de 23 pessoas para a etapa estadual. A coordenação local foi da Gerência de Economia Solidária de Barbalha, no âmbito da Secretaria do Trabalho Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos.

Na ocasião, a mesa que discutiu o tema central do evento foi composta pela professora Victoria Paiva, coordenadora de Economia Popular Solidária da Secretaria do Trabalho (SET), órgão responsável pela convocação da conferência estadual, e pelo professor Eduardo Vivian, da Universidade Federal do Cariri, pontuando os aspectos históricos das políticas de Economia Popular Solidária no Brasil, no Ceará e no Cariri. No segundo momento, houve os trabalhos em grupo e a definição das propostas, todas debatidas e votadas em plenária. Por fim, a atividade foi finalizada com a eleição dos delegados e delegadas, num exercício pleno de democracia e participação ativa.

Serviço

IV Conferência de Economia Popular Solidária de Itapipoca
Data: 30 de julho de 2024
Horário: 8h às 16h
Local: Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

IV Conferência de Economia Popular Solidária de Sobral
Data: 31 de julho de 2024
Horário: 8h às 16h
Local: Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia