Mais trabalho para a diversidade

28 de junho de 2024 - 16:28 # # # #

Foto - Guilherme Freire - SET
Texto - Eliseuda Lobo - IDT

Vencer preconceitos e incluir. Esse é um dos principais lemas da Secretaria de Trabalho (SET), para garantir oportunidades de emprego para a população LGBTI+.

Em consonância com o Governo do Ceará e a Secretaria da Diversidade (Sediv), a SET atua em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), e demais órgãos que apoiam as políticas afirmativas, para propiciar um cenário mais inclusivo, com geração de emprego, capacitação e autonomia para os LGBTI+

Em agosto de 2023, o governador Elmano de Freitas criou o Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, garantindo mais proteção à população LGBTI+. Vinculado à Sediv, o Comitê é formado por 14 entidades da sociedade civil e do setor privado, e tem a SET como uma importante articuladora nas ações realizadas em parceria para o combate à lgbtfobia.

Para o secretário do Trabalho Vladyson Viana, a garantia dos direitos e a igualdade de oportunidades são premissas fundamentais para o desenvolvimento das pessoas.

“Todos precisamos sobreviver e viver com dignidade. Garantir a empregabilidade de todos os trabalhadores e em especial da população LGBTI+ é fazer com que essas pessoas saiam de um lugar de marginalidade e assumam o seu protagonismo na sociedade”, acrescenta Viana.

De acordo com o secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley, uma das principais ações da SET para a empregabilidade de pessoas LGBTs é a participação efetiva da SET junto com a Secretaria da Diversidade no Comitê de Empregabilidade LGBTI+. “O comitê tem como atribuição pensar ações e políticas que fortaleçam a empregabilidade dessa população e nós já iniciamos o mapeamento dos empreendedores para que possamos construir uma política específica para essa população. A outra ação é a parceria com o IDT para que a gente possa ter um cadastro específico que facilite a intermediação para vagas no mercado de trabalho”, explica.

Esforço conjunto

De acordo com a SET, ações que visam uma interlocução maior com o mundo corporativo para o combate ao preconceito e a garantia do acesso ao mercado de trabalho vem sendo desempenhadas pelo órgão.

Em 2023, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) criou a Gerência de Diversidade e Inclusão, uma unidade específica em sua rede de atendimento que ajuda a conectar oportunidades de trabalho, capacitação e acesso ao microcrédito a pessoas trans.

Para criar um banco de dados e facilitar o recrutamento de trabalhadores LGBTI+, o IDT/Sine também desenvolveu uma área especifica no portal www.idt.org.br onde é possível realizar a inscrição no sistema, inserindo informações cadastrais e pretensões profissionais .

Além disso, os feirões de emprego com vagas afirmativas que são realizados nas unidades do IDT/Sine com o apoio de empresas e entidades parceiras, representam uma oportunidade a mais para a conquista de um lugar no mercado do trabalho.

Gerando oportunidades

De acordo com dados extraídos pela Gerência de Inclusão e Diversidade do IDT/Sine, cerca de 300 trabalhadores fizeram a sua inscrição na plataforma de emprego disponível no site da instituição, sendo que mais de cem profissionais LGBTI+ conseguiram um emprego por meio da intermediação de mão de obra do órgão.

“Os números ainda são tímidos e ainda há muito o que conquistar, mas nós estamos ampliando parcerias e superando dificuldades para reforçar o nosso compromisso com a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e o respeito à diversidade”, destaca o presidente do IDT/Sine, Raimundo Ângelo.