Emprego: IDT/Sine tem taxa de aproveitamento mais alta do país
23 de janeiro de 2026 - 13:00 #Ceará #Protagonismo #Sine-IDT #Taxa de Aproveitamento #vagas de Emprego

Referência na captação, recrutamento e seleção para vagas de emprego, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) encerrou 2025 com resultados que evidenciam o protagonismo do Ceará na execução de uma das principais políticas públicas de geração de renda e desenvolvimento social e econômico do país, o Sistema Nacional de Emprego (Sine). A instituição tem a taxa de aproveitamento mais alta do Brasil no que se refere à intermediação de profissionais para o mercado de trabalho via Sine, 70,57%. O Ceará é seguido pelos estados da Bahia (58,29%) e do Mato Grosso do Sul (55,47%).
Outro índice importante diz respeito à participação no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), instrumento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para registro e monitoramento de admissões e de dispensas de trabalhadores regidos pela CLT em todo o território brasileiro. No resultado acumulado até novembro de 2025, o IDT/Sine é líder nacional, responsável por 8,78% da intermediação nas contratações de trabalhadores no Ceará, contribuindo ativamente para o fortalecimento do mercado formal.
Bom desempenho
Para o presidente do Instituto, Raimundo Angelo, “o bom desempenho reflete os esforços contínuos das nossas unidades para a promoção do trabalho, sempre buscando inovar em ações e parcerias para ampliar o número de vagas e o acesso às oportunidades de geração de emprego e renda”.
Além disso, como complementa o diretor de Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT, Rubens Rodrigues, “o quadro de colaboradores tem expertise comprovada em mais de três décadas atuando com o Sine, tendo profundo conhecimento sobre o sistema e os movimentos do mercado, e capacidade de prospecção junto às empresas contratantes, o que faz com que a sociedade cearense reconheça a excelência do serviço prestado pela instituição”.
Nesse sentido, ao longo dos últimos doze meses, a instituição vinculada à Secretaria do Trabalho (SET) intermediou 63.368 contratações em suas unidades de atendimento, dado que representa um crescimento de 4.33% se comparado ao ano anterior.
Intermediação
O IDT também foi responsável por 811.011 atendimentos à população cearense em busca de serviços que compreendem a intermediação de profissionais para o mercado formal e autônomo, a habilitação para o Seguro-Desemprego, o cadastro para o programa VaiVem Trabalhador e a concessão de crédito por meio do programa Ceará Credi.
Mais de 14 mil oportunidades no primeiro trimestre de 2026
O cenário se mantém positivo de acordo com as projeções do IDT. A expectativa é de que, entre os meses de janeiro, fevereiro e março, 14.094 vagas de emprego sejam ofertadas pelo Sine no Ceará. A oferta tem um acréscimo de 7% se comparada ao mesmo período do ano anterior.
Para quem está de olho em uma chance de começar o ano com emprego novo, é importante ficar atento às redes sociais da instituição e ao portal, onde a relação de vagas disponíveis é diariamente atualizada.