2º Feirão da Empregabilidade LGBTI+ oferece 500 vagas de emprego em Fortaleza

13 de outubro de 2025 - 15:01 # #

Mais oportunidades para a diversidade: Com o objetivo de promover inclusão no mercado de trabalho cearense, o Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ realizou nesta sexta-feira (10/10), a Feira da Empregabilidade LGBTI+.

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a Secretaria do Trabalho (SET), a Secretaria da Diversidade do Ceará (SEDIV), o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (Instituto IJCPM) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), o evento, que já está em sua segunda edição, aconteceu de 10 às 17 horas, no Shopping Riomar Kennedy, em Fortaleza.

Na oportunidade, mais de 500 oportunidades em diversas ocupações foram disponibilizadas no Feirão, dentre elas teleoperador, operador de Call Center, auxiliar de limpeza, copeiro, assistente administrativo, garçom, cumim, auxiliar de estoque, entre outras.

As empresas Almaviva, HapVida, Amazon, Barraca Órbita, Wepink, Casas Freitas, ISGH e TIM, estiveram no local recrutando profissionais. Além de vagas de emprego, os trabalhadores LGBTI+ também encontraram no Feirão uma série de serviços, como oficinas de orientação, a emissão do cartão VaiVem Trabalhador e informação sobre o Ceará Credi.

A Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv) marcou presença no evento com a Unidade Móvel Dandara Ketlely, oferecendo acolhimento, orientações jurídicas, psicológicas e sociais, além da distribuição de materiais informativos e preservativos. O espaço também contou com inscrições presenciais para os cursos profissionalizantes gratuitos de Bartender e Recepcionista, voltados à população LGBTI+. A ação integra a campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia e reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a promoção da cidadania e da inclusão.

“Essa ação de empregabilidade LGBT é muito importante porque a gente vive infelizmente em uma sociedade de muitos preconceitos e, infelizmente, no mundo do trabalho não é diferente. Ainda há muita exclusão e ausência de oportunidades para a população LGBT e esse feirão também vem para trazer à luz esse debate, para que cada vez mais a gente tenha condições de construir novas e reais possibilidades de inclusão para essas pessoas”, ressalta o secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo da SET, Renan Ridley.

“O 2º Feirão de Empregabilidade e Oportunidades reforça o compromisso do Governo do Ceará em garantir acesso ao trabalho e à renda para a população LGBTI+. Estamos ofertando mais de 500 vagas e, ao mesmo tempo, levando serviços, facilidades e dignidade em um só espaço, porque inclusão se faz com ações concretas”, destaca a secretária da Diversidade, Mitchele Meira.

Do emprego ao empreendedorismo: Trabalhadores comemoram o acesso às oportunidades

Presente no Feirão de Emprego e Oportunidades LGBTI+, Darlan Emerson da Costa compartilhou sua trajetória e expectativas ao participar do evento. Com experiência em diferentes áreas, da recepção ao setor administrativo e laboratorial, ele conta que nunca gostou de ficar parado. “Costumo aprender um pouco de cada coisa em toda empresa que entro, até mesmo pra saber como funciona tudo”, afirmou.
Para Darlan, a busca por emprego ainda é um desafio para a população LGBTQIA+, e a dificuldade aumenta após os 30 anos. “Infelizmente, as empresas olham com outros olhos pra nós. E isso acaba sendo uma dificuldade, porque a gente gosta de estar trabalhando, de se manter ativo”, comentou.

Ele destacou a importância do feirão como um espaço de inclusão e oportunidade. “Esse evento é importante demais, não só para o público LGBT, mas para todas as comunidades. Acho que todo mundo deveria agarrar essas oportunidades, porque realmente não tá fácil”, disse.

Há quase oito anos Suzana Bittencourt abriu o seu próprio salão de beleza no bairro Jardim Iracema, onde trabalha até hoje. Para ela, o Feirão de Empregabilidade LGBT+ representa a oportunidade de apresentar uma solicitação de crédito para impulsionar seu negócio: “Hoje eu vim atrás de uma proposta pra fazer um empréstimo e alavancar o meu negócio, o meu salão de beleza. Já vai fazer 8 anos que eu tenho esse salão e a gente sempre vai procurando melhoras e aqui eu acho que vou encontrar. Ceará Credi, muito obrigada!”.

Sobre o Comitê

Em agosto de 2023, o governador Elmano de Freitas criou o Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, garantindo mais proteção à população LGBTI+. Vinculado à Sediv, o Comitê é formado por 14 entidades da sociedade civil e do setor privado, e tem a SET como uma importante articuladora nas ações realizadas em parceria para o combate à lgbtfobia.