Conselho de Economia Popular Solidária do Ceará traça planos para fortalecer o setor
18 de setembro de 2025 - 14:38 #Conselho #Conselho Estadual De Economia Solidária #Economia Popular e Solidária
O Conselho Estadual de Economia Popular Solidária do Ceará (CEEPS-CE) realizou uma reunião ordinária na última quarta-feira (17), no auditório da Secretaria do Trabalho (SET), para debater e definir os próximos passos para o fortalecimento do setor no estado. Entre os pontos centrais da pauta, destacou-se a criação do Plano Estadual.
A reunião, que contou com a presença do secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley, foi conduzida pela secretária executiva do Conselho, Victoria Paiva, que evidenciou a importância da retomada do segmento, que após mais de dez anos, culminou na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular Solidária, com a presença do Presidente Lula. Em nível estadual, o ciclo de conferências preparatórias serviu como um marco para impulsionar a pauta da Ecosol, reforçando a necessidade de ações concretas para fortalecer os empreendimentos.
Um dos principais desafios discutidos é a elaboração do plano estadual, que, segundo Renan Ridley, exigirá a colaboração de todas as organizações participantes. Victoria Paiva, por sua vez, ressaltou a importância de formar um grupo de trabalho intersetorial com a participação das secretarias atuantes nas áreas da Cultura, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, entre outras que compõem o CEEPS e com as organizações da sociedade civil.
Outro ponto crucial é a regulamentação da lei Nacional de Economia Solidária (15.068/2024), que homenageia o Prof. Paul Singer, no sentido da definição do que é um empreendimento de economia solidária, utilizando o CADSOL como referência para a implementação de políticas públicas. A medida, segundo especialistas, será fundamental para a formalização do setor e para garantir o acesso dos empreendimentos a projetos e linhas de crédito.
A reunião também discutiu a criação de um selo de economia solidária no Ceará, conforme previsto na Lei Estadual 19.016/2024, com o objetivo de certificar e valorizar a identidade dos empreendimentos, bem como a formação de gestores de políticas públicas, em parceria com as universidades. O apoio à comercialização, com a estruturação de Centros Públicos em diversos territórios, também foi apontado como uma prioridade.
Para os próximos passos, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para a elaboração do plano estadual, além da realização de uma reunião extraordinária no início de outubro para dar continuidade aos debates.