Caravana VaiVem Trabalhador impulsiona oportunidades em Horizonte

12 de setembro de 2025 - 15:28 # # #

A cidade de Horizonte foi palco, nesta quinta-feira (11), de mais uma edição da Caravana VaiVem Trabalhador, uma iniciativa do Governo do Ceará, realizada pela Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), em parceria com a Agência Reguladora do Ceará (ARCE), o Detran e as prefeituras das cidades que sediam o evento.

A Caravana tem como principal objetivo, viabilizar o deslocamento de quem busca emprego nas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, através da emissão e entrega do cartão VaiVem. Durante todo o dia, centenas de trabalhadores acessaram os serviços oferecidos pela equipe do evento no Ginásio Joaquim Domingos Neto, no centro da cidade. A equipe da Unidade de Atendimento do IDT/Sine em Horizonte também esteve no local recebendo currículos para vagas de emprego na empresa Brilux.

Ressaltando as parcerias que viabilizam o benefício, o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destacou a importância de levar serviços essenciais para mais perto das pessoas.

“Quando a gente junta parcerias, quando junta gente que tá disposta a fazer e melhorar a vida das pessoas é que as coisas dão certo. Então, eu agradeço muito ao prefeito Nezinho Farias pelo sucesso dessa ação em Horizonte. Agradeço também ao Detran, a Arce e o IDT que têm sido fundamentais para que a gente possa garantir esse benefício para os trabalhadores.”

Viana lembrou que muitas vezes o trabalhador perde uma oportunidade pelas dificuldades de acessar o local da seleção, problema que promete ser combatido com a gratuidade de passagens oferecida pelo cartão VaiVem: “Muitas vezes tem a vaga, mas o trabalhador não consegue chegar na entrevista ou não consegue chegar na unidade do IDT/Sine. Horizonte vai receber um novo polo automotivo com carro elétrico de alta tecnologia e que vai gerar emprego pra muita gente. E nós precisamos nos preparar, dar condições para que os trabalhadores não percam as oportunidades, senão, o cavalo selado passa do nosso lado e a gente perde”, pontua.

O prefeito Nezinho Farias, falou da satisfação pela parceria com o Governo, destacando que o município está de portas abertas para todos os programas. “Quero parabenizar o governo do estado por esse momento especial, pela ideia que o governador teve, ainda na campanha, de criar o VaiVem, pois o cartão tira o custo da passagem do bolso de muita gente, na verdade, tira do prato. Parabéns a todos que vão usufruir desse benefício e que a gente realmente possa ter esse bom trabalho. Horizonte está de portas abertas para todos os programas do governo do estado, para fazer sempre o melhor para o Ceará e especialmente, aqui, para o nosso povo de Horizonte”.

Saudando os trabalhadores, Rafael de Paula, presidente da Arce, reforçou o empenho dos órgãos envolvidos na execução do programa: “O VaiVem já é sucesso, aproveitem. Nas caravanas é possível fazer o cartão e receber na hora, mas ele segue sendo emitido nas unidades do IDT. Sejam felizes na busca de emprego de vocês!” finaliza.

Agenda de sucesso

A Caravana VaiVem Trabalhador já percorreu as cidades de Aquiraz, São Luis do Curu, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itaitinga e Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, levando oportunidades e serviços à população. Nas últimas edições, a iniciativa registrou um alto índice de participação dos cidadãos. Ao todo, 1.107 cartões foram entregues aos beneficiários durante o atendimento nestas cidades.

A expectativa é que a edição de Horizonte repita o sucesso dos eventos anteriores, oferecendo um dia dedicado à geração de oportunidades para os cidadãos.

Desafios

“Hoje mesmo eu queria ir em uma fábrica e não estava com condições, mas agora eu já tenho”, comemora Vanessa de Sousa, auxiliar de produção, desempregada há 11 meses. “Teve essa oportunidade e eu vim aqui pra ver se eu consigo entrar numa empresa, porque eu tô precisando muito. As vezes as vagas são muito distantes, não dá pra ir. Que o governo continue fazendo essas ações mais e mais vezes, muito obrigada!”, completa.