Fórum das micro empresas conhece ações de empreendedorismo no Ceará

21 de fevereiro de 2025 - 16:59 # # #

Guilherme Freire - SET - Foto

Nesta quinta-feira (20), na sede da Secretaria do Trabalho (SET), ocorreu a primeira reunião de 2025 e a 56ª ordinária Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Ceará. A pauta contou com a apresentação de dois programas cearenses voltados ao empreendedorismo e foi realizada de forma híbrida. O encontro contou com a presença do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, e do executivo do Trabalho e Empreendedorismo da SET, Renan Ridley.

Após a abertura inicial, o presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), Eduardo Jereissati, apresentou o programa Empresa Mais Simples, destacando o processo de abertura de empresas, com duração de até cinco dias, em virtude da desburocratização dos processos.

Na ocasião, o secretário do Trabalho e atual presidente do fórum, Vladyson Viana, destacou que “temos muito orgulho dessa iniciativa, pois o Ceará é referência. Inclusive hoje os estados vêm beber dessa fonte, dessa experiência que a Junta Comercial desenvolveu para dar celeridade aos processos”, complementa.

Durante o encontro, também foi apresentada a execução do último trimestre de 2024, do Eixo 3 do programa Ceará Sem Fome – + Qualificação e Renda, pelas representantes Cibele Guedes e Eva Amorim, do Sebrae e da SET, respectivamente. Além da capacitação oferecida pelo projeto, as técnicas destacaram como resultado da ação a expansão do empreendedorismo, com 1.150 empreendimentos já formalizados.

Sobre o Fórum

O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 30.465, de 14 de março de 2011. A partir de 2023, passou a ser presidido pela Secretaria do Trabalho (SET) e tem o intuito de realizar a articulação entre os agentes públicos e privados de forma a estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Ceará.

Atualmente, o Fórum é composto por 27 instituições, dentre elas a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (FAMPEC), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), dentre outros órgãos do poder público e privado.