Selo reconhece empresa que mais inseriram pessoas com deficiência no mercado de trabalho
27 de novembro de 2024 - 12:36 #“Empresa Completa Empresa que inclui” #IDT #SET #SINE
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Rosane Gurgel - Casa Civil - Fotos
O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (27), o selo “Empresa Completa, Empresa que inclui”, reconhecimento para as instituições que mais inseriram pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa acontece por meio da Secretaria do Trabalho (SET) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Em 2024, o selo foi destinado para 15 empresas sediadas em território cearense que atingiram posição de destaque. O evento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
As empresas homenageadas foram Assaí Atacadista, Coopershoes Calçados, Dakota Nordeste, Faculdade Unichristus, Supermercado Cometa Ltda, Casa Pio, Rent Serviços Empresariais Ltda, Colégio Christus, Sesc, Mateus Supermercados Ltda, Farmácias Pague Menos, Grendene S.A, Vulcabrás Azaleia, Beach Park Hotéis e Turismo e Dass Itapipoca.
“É muito importante que o Governo do Ceará valorize essas empresas que foram nossas parceiras. O selo é uma iniciativa de inclusão bastante importante. Vale lembrar que nosso estado vem de um número recorde de empregos recente e que tudo isso é fundamental para o desenvolvimento da nossa economia”, destacou a vice-governadora Jade Romero.
O Ceará é destaque nacional na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho para além do cumprimento das cotas previstas na Lei 8.213/91, alcançando o número de 2.433 postos ocupados nos anos de 2022 e 2023. Durante esse período, 623 empresas contrataram pessoas com deficiência em 174 ocupações.
Secretário do Trabalho, Vladyson Viana lembrou que o Ceará é o segundo estado do país com mais pessoas com deficiência em postos de trabalho. “Temos feito um grande esforço junto com o IDT para conseguir esses números. Somos o segundo estado do País em inserções de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nosso esforço é cada vez mais dar melhores oportunidades, com melhores salários para esse público, gerando cidadania e independência financeira. O selo é o coroamento de um conjunto de ações”.
Desde maio de 2011, mais de 16 mil trabalhadores com deficiência foram incluídos no mercado de trabalho pelo IDT/Sine.
Presidente do IDT, Raimundo Ângelo agradeceu pelas parcerias com as empresas e o apoio do Governo do Ceará e também da União. “Estamos homenageando essas empresas que têm prestado um serviço muito importante para o povo cearense. Só tenho a agradecer por todas as parcerias que fizemos. Sabemos das dificuldades enfrentadas no estado, mas juntos seguiremos avançando”, pontuou.
Denilson Costa, diretor regional do Assaí Atacadista, empresa que ficou em primeiro lugar no estado em inserções de pessoas com deficiência no mercado, explicou como a empresa atingiu a marca. “Tudo isso é fruto das nossas parcerias, que fazemos desde a nossa chegada no estado. Esse tipo de iniciativa é um verdadeiro pilar da nossa empresa”, comentou.