Madalena e Tamboril recebem a conferência de economia popular e solidária

19 de setembro de 2024 - 10:43 # # # #

Nos dias 19 e 20 de setembro, a Secretaria do Trabalho, por meio da Coordenadoria de Economia Popular Solidária, em parceria com entidades municipais, dá continuidade às conferências territoriais, preparatórias para a 4ª Conferência de Economia Popular e Solidária do Ceará, nos municípios de Madalena e Tamboril.

Com o intuito de reunir os representantes do poder público, de empreendimentos econômicos solidários, e de entidades de apoio e fomento, movimentos sociais e populares, sindicatos, dentre outros; os encontros visam reunir as informações que subsidiarão a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária.

Ao final dos debates ocorre a definição das propostas e a eleição de delegados e delegadas para a etapa Estadual, que acontecerá em dezembro, em Fortaleza, até chegar à última etapa, a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), que será realizada em abril de 2025, em Brasília.

Para concluir esta fase, ocorrerá ainda o encontro da Região Metropolitana, previsto para o dia 10 de outubro, com o objetivo de promover uma análise sobre a realidade e as políticas locais referentes ao tema no que diz respeito a pautas como financiamento, produção e comercialização.

A última vez que ocorreu esta ação foi em 2014, quando foi elaborado o primeiro plano nacional. Desta vez, as reuniões trazem como tema a “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.

Outras regiões já definiram seus representantes

As etapas intermunicipais da 4ª Conferência de Economia Popular e Solidária do Ceará iniciaram na segunda quinzena de julho, nas regionais do Cariri (Barbalha), Noroeste (Sobral), Litoral Oeste e Vale do Curu/Aracatiaçu (Itapipoca), Vale do Jaguaribe (Morada Nova) e Litoral Leste (Jaguaruana).

Realizada em Barbalha, no dia 18 de julho, a primeira Conferência Territorial de Economia Popular e Solidária contou com a presença de 116 pessoas credenciadas e com uma delegação de 23 pessoas. A coordenação local foi da Gerência de Economia Solidária de Barbalha, através da Secretaria do Trabalho Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos.

A etapa do Litoral Oeste/Vale do Curu–Aracatiaçu, foi realizada em Itapipoca, no dia 30 de julho, com a presença de onze municípios participantes, entre eles Umirim, Paraipaba, Apuiarés, Trairi e Amontada. Durante o encontro ocorreu a eleição de 12 delegados, sendo a metade de empreendimentos de economia solidária, três instituições de apoio e três gestores de políticas públicas.

Concluindo o mês de julho, ocorreu a etapa de Sobral, com a participação de mais de 200 representantes das associações, empreendimentos locais, instituições de apoio e gestores municipais. O encontro contou com a presença de treze municípios do entorno, a exemplo de Camocim, Santana do Acaraú, Meruoca e Massapê, e foram construídas as propostas da região para a conferência estadual e a etapa nacional.

Em agosto, ocorreram as conferências da Região do Vale do Jaguaribe, sediada em Morada Nova, com a participação de mais de 50 pessoas, incluindo participantes da turma da formação em Economia Solidária do Programa Manoel Quirino, sob a responsabilidade do Instituto Federal do Ceará (IFCE); e a do Litoral Leste, sediada em Jaguaruana, com a eleição de dez delegados.

Em setembro, serão realizados os encontros da Região do Sertão Central e de Canindé, no município de Madalena e da Região dos Inhamuns-Crateús, na cidade de Tamboril.