VaiVem: segunda fase vai beneficiar cerca de 47 mil cearenses em busca de emprego

2 de setembro de 2024 - 14:26 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Foto

Serão contempladas pessoas maiores de 18 anos, que estão desempregadas desde 2023 e são beneficiárias do Bolsa Família

A segunda fase do Programa VaiVem, do Governo do Ceará, disponibilizará passagens gratuitas – de ida e volta – para residentes de Fortaleza e Região Metropolitana que se deslocam no transporte intermunicipal em busca de emprego na região. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (2), no Centro de Fortaleza, com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Também estiveram presentes a vice-governadora Jade Romero; o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley, o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo; o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), João Gabriel Rocha; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Michel Matos; entre outras autoridades.

Mais oportunidades

O Programa VaiVem, lançado em dezembro do ano passado, é desenvolvido por meio da Arce. A primeira fase contemplou estudantes de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião.

Nesta segunda fase, serão beneficiadas pessoas maiores de 18 anos, que estão desempregadas desde janeiro de 2023 e são contempladas pelo Programa Bolsa Família (serão atendidas até duas pessoas do núcleo familiar). Os trabalhadores também devem residir na Capital ou nas cidades da RMF, e estarem em busca de emprego em município diferente de onde residem.

O governador disse que a ampliação favorece a inserção de mais cearenses no mercado de trabalho formal, que está aquecido no estado. “Essas pessoas vão poder fazer entrevistas nas empresas, orientadas pelo Sine/IDT, para que possam ir em um local com vaga e adequado ao currículo delas”, detalhou Elmano de Freitas.

A partir de setembro, o VaiVem vai disponibilizar 10 passagens por mês ao beneficiário que se cadastrar, sendo 5 de ida e 5 de volta. O prazo de permanência no programa é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.

“A pessoa desempregada tem a situação orçamentária muito restrita, por isso ela vai usar o cartão [VaiVem] de graça por seis meses. Após esse período, caso tenha conseguido emprego, o cartão é suspenso. Mas, se a pessoa não conseguir a vaga, vamos prorrogar”, completou o governador.

Os meios de transporte incluídos no programa são ônibus, metrô e vans. “O Estado do Ceará foi pioneiro em fazer a licitação do serviço de transporte. Atualmente, todos os operadores desse serviço na Região Metropolitana têm contrato firmado com o Estado, têm as obrigações, inclusive de ter os equipamentos adequados para fazer o registro eletrônico de passageiros, para termos o controle do fluxo, da demanda, da oferta de transporte”, explicou o presidente da Arce, João Gabriel Rocha.

Municípios contemplados no VaiVem: Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, São Luiz do Curu, Trairi, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama e Cascavel.

Mais emprego e renda para mulheres

A segunda etapa do VaiVem deve beneficiar mais de 47 mil cearenses. Dentro do perfil, Letícia Vitória Viana, de 22 anos, moradora de Caucaia, afirma que o VaiVem é fundamental para ela e outras pessoas que desejam se posicionar no mercado de trabalho.

“É uma facilidade para gente que não tem emprego ainda, que está à procura. Eu moro em Caucaia e lá a passagem é gratuita. Mas, para gente vir até Fortaleza, ou outra cidade, é um gasto enorme. Será um alívio para o nosso bolso”, acredita Letícia Vitória.

Jade Romero também destacou o apoio do Estado para a autonomia financeira das mulheres. “O público que o VaiVem vai atender nessa fase é 58% de mulheres. O Estado também tem uma linha de crédito com mais de R$ 40 milhões somente para mulheres que querem empreender. Também estamos investindo na qualificação profissional das mulheres”, acrescentou a vice-governadora.

Cadastro

Para solicitar o benefício é necessário a seguinte documentação: Identidade, CPF e documentação comprobatória de sua situação para solicitar o Cartão Eletrônico VaiVem a ser utilizado no Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

Com a documentação em mãos, o(a) trabalhador(a) pode ir a um dos 16 pontos de atendimento em Fortaleza e Região Metropolitana. O atendimento para as unidades do IDT pode ser agendado pelo site www.idt.org.br.

“A população pode procurar as unidades do IDT, mas também é muito importante que acesse o site do IDT, porque nele tem a lista das unidades, com endereço, com horário de atendimento”, reforçou o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley.

Pontos de atendimento em Fortaleza

– Unidade do IDT Centro;
– 4 unidades do Vapt Vupt: Centro, Messejana; Antônio Bezerra e Rio Mar Kennedy
– 2 Casas do Cidadão: Benfica e Iguatemi

Pontos de atendimento na região metropolitana

– 4 unidades do IDT na Região Metropolitana – Pecém; Eusébio; Horizonte; Maracanaú.
– 4 Postos conveniados entre IDT e Prefeituras: Itaitinga; Pacatuba; Maranguape; São Gonçalo do Amarante
– Casa do Cidadão de Maracanaú

Etapas da solicitação

Cadastro do trabalhador no IDT
Confecção e entrega dos cartões pelo Detran-CE
Monitoramento mensal da entrada do trabalhador no mercado de trabalho