SET participa de discussão sobre políticas públicas para LGBTI+ e segurança alimentar

21 de junho de 2024 - 14:28 # # #

Nessa semana, a Secretaria do Trabalho (SET) participou de duas iniciativas promovidas pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), no Complexo das Comissões Técnicas, discutindo temas relevantes para a sociedade.

O coordenador de Empreendedorismo e Educação Profissional da SET, Alan Sampaio, participou da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, nesta quarta-feira (19), para debater as políticas públicas para a promoção LGBTQIA+, requerido pela deputada Larissa Gaspar.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 81 mil pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no Ceará, em 2019 – um número que corresponde a 1,2% da população adulta do Estado.

“A Secretaria do Trabalho tem acento no Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, coordenado pela Secretaria da Diversidade, e que atua em conjunto com outros órgãos buscando alternativas contra o preconceito na sociedade. Buscamos ampliar a inserção de públicos prioritários”, destaca Alan Sampaio.

Segurança alimentar

No mesmo dia, representando a Coordenadoria de Economia Popular e Solidária e Arranjos Produtivos Locais da SET, Eva Amorim participou da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/CE), que promoveu a I Oficina de Elaboração do Terceiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Estado do Ceará.

O Plano tem como objetivo realizar a gestão intersetorial e/ou controle social de políticas de SAN, que são estratégicas para a garantia do direito humano à alimentação adequada, em específico o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Pacto pela Alimentação Saudável e Estratégias Territoriais de Superação da Insegurança Alimentar e Nutricional.

Eva Amorim participa do Comitê Intersetorial do Programa Ceará sem Fome e ressaltou a importância da iniciativa. “A segurança alimentar é sem dúvida um foco do Governo do Ceará e a Secretaria do Trabalho tem atuado fortemente nessa área. Iniciaremos nossas ações de qualificação buscando preparar esses beneficiários para que encontrem a sua autonomia financeira, por meio do trabalho e renda”, Destaca Eva Amorim.