Pelo direito de viver, existir e resistir: Palestra da SET ressalta inclusão de pessoas LGBTI+

21 de junho de 2024 - 10:26 # # #

Repensar vivências e práticas sociais para a construção de uma sociedade justa, igualitária e fraterna: foi nesse intuito que a Secretaria do Trabalho (SET) participou nessa quinta-feira (20), da mesa-redonda Escola Acolhedora: pelo direito de viver, existir e resistir. A ação aconteceu na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Celeste de Azevedo Porto, em Trairi – CE.

Vinculada ao projeto Escola Acolhedora, da Secretaria de Educação (Seduc), a iniciativa visa discutir questões pertinentes a trajetória cotidiana dos estudantes da escola pública, imprimindo conceitos humanitários, antirracistas e transformadores do espaço de ensino em um ambiente plural e acolhedor.

Durante o encontro, o coordenador de Empreendedorismo e Educação Profissional da SET, Alan Sampaio, discorreu sobre os direitos da população LGBTI+ e como a comunidade escolar deve atuar no sentido de estimular igualdade, respeito e garantia dos direitos e inclusão.

“Foi um momento muito especial para que pudéssemos refletir sobre as condutas de preconceito e segregação que ainda existem na sociedade. O espaço escolar, por ser um ambiente de socialização, muitas vezes submete a comunidade LGBTI+ a tratamentos constrangedores, levando à evasão do ensino e favorecendo a exclusão social”, acrescenta Sampaio.