Plano com ações para autonomia financeira como estratégia de combate à fome
10 de novembro de 2023 - 14:51 #Ceará sem Fome #Emprego
Foto - Guilherme Freire - SET
Com foco no tema Qualificação Profissional e Empregabilidade, a Secretaria do Trabalho – SET, conduziu nessa quinta-feira (9) a Oficina de Trabalho do eixo 3 do Programa Ceará Sem Fome. A ação ocorreu na Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag e é parte integrante dos 4 eixos do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, instituído pelo Governo do Ceará nos termos da Lei nº 18.312, de 17 de fevereiro de 2023.
O comitê é coordenado pelo gabinete da Primeira Dama, Lia de Freitas, e, além da SET, também fazem parte outras quinze secretarias estaduais, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Defesa Civil, Cruz Vermelha e demais entidades da sociedade civil. O Objetivo das Oficinas é alinhar as ações estratégicas de cada eixo ao Plano Plurianual do Governo – PPA, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos.
Moderada pelo secretário do Trabalho, Vladyson Viana, e pela coordenadora de Economia Popular e Solidária e Arranjos Produtivos, Eva Amorim, a SET apresentou o objetivo geral do eixo 3: contribuir com a autonomia econômica e social dos beneficiários do Programa Ceará sem Fome, por meio de oportunidades de inserção no mercado do trabalho. A qualificação social e profissional e o acesso à política de microcrédito orientado através do programa Ceará Credi também integram o guarda-chuvas de ações da pasta trabalho, no âmbito das ações estruturais para o combate à fome no estado.
“O combate à fome e as desigualdades sociais é uma das mais importantes diretrizes de ação do Governo do Ceará, sendo prioridade no Plano de Trabalho para os próximos anos da gestão. Nós da Secretaria do Trabalho temos em mãos a grande responsabilidade de planejar e conduzir ações que são pilares para todos os outros eixos, como a empregabilidade e a qualificação profissional e estamos seguros que formaremos uma grande parceria com as demais secretarias e a sociedade civil, para alcançarmos os melhores resultados dentro dos propósitos das nossas ações”, ressalta o secretário Vladyson Viana.